segunda-feira, 10 de maio de 2010

Paris, tu me manques


Enquanto a viagem para Barcelona eu não soube definir se gostei ou não a viagem para Paris eu definitivamente amei. Sim, eu sou um clichê! Amei tudo na cidade luz, era meu sonho conhecer aquele lugar, visitar os pontos mais famosos da capital francesa e tudo mais.
A cidade é linda, atraente e não cansa! Ficamos seis dias lá e ainda assim faltaram muitas coisas para serem visitadas. Um ótimo motivo para planejar uma nova viagem para França!
Dificil dizer o que me atraiu mais. Vimos tudo aquilo que é parada obrigatória para qualquer turista clichê como eu. Uma das coisas mais legais da capital francesa é que não se paga em quase nenhum museu, basta ter um visto de algum país da União Européia, além de não ter que enfrentar fila para obter gratuidade.
Torre Eiffel, linda e incrivelmente grande. As pessoas me falavam que ela é grande, mas mesmo assim, quando cheguei aos pés dela fiquei impressionada com a grandiosidade. A base é enorme, acho que fiquei mais impressionada ao vê-la de baixo do que quando subi até o topo. Mas lá de cima a vista é linda, dá para ver quase tudo da cidade, já que ela é basicamente plana.
Museé D'Orsay: O prédio é bem bonito e tem muitas obras de arte de vários artistas famosos. o que mais gostei foram os quadros de Van Gogh.
Invalides e Dome: No museu não vimos quase nada, boa parte estava fechada. Mas fomos até o túmulo de Napoleão, enorme e cheio de ostentação, como muita coisa em Paris.
Pompidou: O museu de arte moderna é bem diferente e enorme. Não vi muita coisa, fomos lá no dia que chegamos em Paris, eu tava morta de cansaço. Nem o tal mictório do Duchamp eu vi. Quero voltar.
Notre Dame: E-nor-me! Muito bonita, por dentro e por fora. Lá dentro me senti em outra época. Os vitrais são lindíssimos e enormes, para variar. Não subimos, mas queria ter subido para ver de perto as famosas gárgulas.
Monmartre: O bairro boêmio de Paris é uma graça e igreja de Sacre Coeur também. Tirei foto no bar do filme Amelie Poulain.
Louvre: Mais uma vez o melhor adjetivo é enorme! A piramide é linda! As obras de arte famosas são fáceis de achar, principalmente a Monalisa, tem placas para chegar a ela em qualquer parte do museu. Fora isso, dá para se perder e não achar alguma o que se pretende. Um dia é realmente pouco para ver tudo. Até porque depois de um tempo enche o saco estar dentro do museu.
Tuileries: Os jardins do Louvre são lindos como todos os jardins parisienses (Luxembourg, Trocadero...)
Champs-Elyseés: Uma das mais famosas (o segundo metro quadrado mais caro do mundo) é bonita, mas deve ser mais bonita a noite, toda iluminada.
Arcos do Triunfo: Enorme, mais uma vez. Estava cheio de tapumes na frente e estava rolando uma cerimonia militar. Não subimos, era pago e caro.
Versailles: O máximo da ostentação francesa, ouro para todo lado, grandiosidade em todos os cantos do castelo e principalmente dos jardins gi-gan-tes-cos. O salão dos espelhos mostra toda a pompa de Luis XVI. Os jardins são lindos, bem cuidados e enormes, tem até aluguel de carrinhos (daqueles de golfe) para andar por todo o jardim.
Não sei o que falta falar, um post é pouco para Paris, para tudo que vivi na cidade. Depois falo mais da incrível cidade luz.

3 comentários:

Unknown disse...

ótimo

Selene disse...

Ok! Me deixou c/ a maior vontade de ir lá tb!! =P

Bjs.

Igor RS disse...

Pelo seu post, me deu a entender que as construções são todas grandiosas e os espaços são enormes, mas pela foto postada parece que a rua daonde a foto foi tirada é super apertada.

Será que eu viajei? Enquanto ia lendo o texto fiquei o tempo todo pensando nisso. que tosco eu.