terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tirando o passaporte

Sem dúvida o primeiro passo a se tomar para viajar para o exterior é tirar um passaporte. Especialmente no caso de uma pessoa como eu que não tinha passaporte pelo simples motivo de ele ter se mostrado inútil até o momento, nunca viajei para um lugar onde ele fosse necessário. Acho que ta explicado que eu não sou uma pessoa que se possa chamar de viajante... não no sentido literal da palavra.
No Rio de Janeiro o procedimento é até simples, a lista é grande, o preço é salgado (até o presente momento R$ 156,07), o preenchimento do formulário no site é chatinho, mas o passaporte fica pronto em uma semana.
Os documentos necessários são:
- Documento de Identidade, para maiores de 12 anos;
- Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve);
- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
- Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido;
- Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não);
- Apresentar CPF.
Esses documentos deverão ser apresentados no dia agendado.
Para gerar a GRU, basta preencher o formulário on-line no site da Polícia federal http://www.dpf.gov.br/ onde também é agendado o dia para a entrega dos documentos.
Tudo resolvido no site é só comparecer ao posto escolhido da Polícia Federal no dia marcado e dar entrada na solicitação de passaporte esperar uma semana e voilà!

Nenhum comentário: