Ontem aqui na UA (Universidade de Aveiro) aconteceu a recepção dos erasmus (como os europeus chamam os alunos de intercâmbio). A parte da manhã foi para explicar um pouco do funcionamento da universidade e da biblioteca que é um capítulo a parte.
São três andares, com mesas para todos os lugares, com tomadas para laptop e wireless, além de uma vista bem bonita em um dos lados, quase igual a ECO. Assim até vou fingir que estudo. Assim que puder tiro uma foto na biblioteca e coloco aqui.
A tarde teve um passeio de autocarro pela cidade e imediações. Fomos a uma praia daqui que tem o segundo maior farol da europa. A praia é forte para caramba, mas tem um quebra mar para permitir que pessoas como eu, que não pretendem morrer afogadas, possam nadar. Mas a praia tem um pequenino porém, mesmo no verão a temperatura da água não passa dos 17 graus, zuuuper agradável.
Outra parte interessante do dia foi conhecer gente de todo o mundo. Quem disse que em Portugal não ia aprender outras línguas? Aqui tem gente da Grécia, Itália, França, Espanha, Holanda, Polônia, Croácia, Finlância, República Tcheca, Latvia (?!?!?) e também da China e Macau.
Essas aliás são um livro inteiro a parte no dia. Ok, são orientais, uma cultura realmente totalmente diferente, mas elas são as que mais chamam a atenção pelos mais variados motivos. Em Macau se fala português, mas mesmo assim elas têm uma dificuldade enorme de falar com a gente. Elas andam em bando sempre rindo uma risadinha muuuuito engraçada. Uma delas parece aquelas japonesas que se vestem como bonecas, uma figura! Infelizmente não tirei foto delas e ai não posso mostrar a maior atração do passeio.
Obviamente que conhecemos brasileiros também. Um cearense (aliás o povo para se espalhar pelo mundo), um paulista e três tocantinenses... é quase como conhecer um estrangeiro! Já estamos marcando algo para fazer com os brazucas e também com alguns outros erasmus para quarta feira.
Hoje fomos ao Porto receber a Marcella. Andamos um pouco pela cidade e vou dizer que a principio não gostei muito de lá não. Mas também andamos muito tempo, mas em poucos lugares, estavamos atrás de uma casa de câmbio e a Marcella queria comprar o laptop dela. Pelo menos isso conseguimos, agora quero voltar para conhecer a parte mais bonita da cidade. Ah, outro fato marcante do dia, depois de anos e anos sem comer no McDonald's, almocei lá hoje, não foi um almoço dos sonhos, aliás looooooonge disso, mas era a opção mais barata e bem servida do shopping. A gente não conhecia muito as outras opções.
Enfim, por enquanto é isso. Hoje tirei uma foto da estátua do Baco, espero que traga boas vibrações para bons posts.
Psilla, FELIZ ANIVERSÁRIO!! Tudo de bom!
Um comentário:
Agora sim bombou!
Quer dizer que aluno estrangeiro em Portugal é tremendão. Não fazia idéia que a jovem guarda ainda fazia tanto sucesso por ai. rs
Fiquei muito curioso! Inventa um contexto e dá um jeito de registrar algumas conversas com diferentes lusôfonos: de Portugal, de Macau e do Tocantins (Cearenses e paulistanos eu já sei como falam). Se você achar alguém de Moçambique (Angola eu já sei como falam) por ai, ai sim, vai ficar muito mais maneiro ainda.
Beijo Grande
Postar um comentário